Escolha uma Página

projeto vadico


Em 2021, o músico Franco Galvão descobriu 400 páginas de partituras inéditas do compositor Vadico no acervo da bailarina Katherine Dunham, armazenado pela Southern University of Illinois, nos Estados Unidos da América.

Vadico foi um dos principal parceiro de Noel Rosa e juntos compuseram Conversa de Botequim, Feitiço da Vila, Feitio de Oração, entre outras. Apagado pela grandeza de Noel, Vadico nunca chegou a receber a devida atenção.

Já era fato conhecido que existiam músicas de Vadico que estavam perdidas. Em 1956, Vinicius de Moraes escreveu sobre uns tais Choros e Fuga e Prelúdio, composições que Vadico teria regido junto a Orquestra Sinfônica de Santiago, mas ninguém tinha tido notícia desse material. 

O pontapé da pesquisa foi quando o pesquisador Itamar Dantas encontrou um disco de Katherine Dunham com três músicas desconhecidas de Vadico e incentivou Franco Galvão a avançar na busca.

Depois de alguns meses, o músico conversou por telefone com a filha de Katherine Dunham, Marie-Christine Dunham Pratt, que o instruiu sobre onde encontrar o material musical produzido pela companhia de dança da mãe. Vadico foi diretor musical de Katherine por 3 anos e, portanto, havia uma grande chance de haver alguma coisa dele no arquivo da bailarina.

As suspeitas foram confirmadas com a descoberta desse incrível material musical! O conteúdo é formado por vários estilos, tanto música popular quanto de concerto, arranjados para grandes e médias formações, como orquestra sinfônica, big band e orquestra de cordas.

Após o recolhimento virtual das partituras, o músico apresentou para o Selo Sesc um projeto para gravação da obra inédita e de regravação de composições raras de Vadico. A proposta foi aprovada “com louvor” pela curadoria. 

Agora o projeto está sendo realizado, com previsão de lançamento para 2025. Até o presente momento, já foram realizadas duas sessões de gravação: a primeira feita com Regional de Choro e solista convidados – assista:

E a segunda com a Orquestra de Camara da Eca-Usp (OCAM), regional de choro, cantores e solistas convidados – assista:

Para saber mais, colabore com a realização do trabalho e receba informações sobre Vadico e o desenvolvimentos das atividades do projeto. Em troca, quando o CD ficar pronto, você receberá um exemplar de presente, com seu nome impresso no encarte, um autógrafo e uma dedicatória especial. 

Conheça o site de patrocínio de Franco Galvão – https://patreon.com/francog

Assista a matéria televisiva feita por Heloísa Villela sobre a pesquisa de Franco Galvão e a descoberta das músicas inéditas de Vadico.

E Franco Galvão também fez um site para o Vadico. Tá muito lindo! Entrá lá! https://vadicogogliano.com